Administração de São Domingos determinada no combate à criminalidade

O fenómeno criminalidade ligado ao consumo de droga, tipo liamba e bebidas alcoólicas, por parte de adolescentes, tem aumentado nos últimos anos no setor de São Domingos, Região de Cacheu, facto que preocupa as autoridades e a população local.

Conforme apurou o Nô Pintcha, a prática está a devastar a camada juvenil, aliada com o roubo à mão armada, facilitado com o surgimento de moto-táxis.

Falando sobre a situação, o secretário administrativo, Malam Mané, disse que o setor está a deparar com séries de problemas a nível de segurança de pessoas e bens, porque nos últimos tempos tem-se registado assaltos, que se entendam, bem planeados.

Ele informou que alguns agentes da Polícia da Ordem Pública (POP) não têm condições físicas suficientes para combater o fenómeno, pois além da falta de meios, a maioria deles já está na idade de reforma, facto que tem dificultado várias operações.

“O comando está quase sem pessoal operativo e essa situação pode também ser associada ao aumento da criminalidade na zona”.

Mané disse que as vezes a esquadra recorre aos agentes da Guarda Nacional para estes auxiliarem no patrulhamento e na manutenção da ordem pública. Preocupado com a situação, aquele responsável administrativo informou que têm na manga uma proposta a submeter ao Ministério do Interior e da Ordem Pública no sentido de aumentar mais o número dos efetivos no comando setorial.     

O secretário administrativo afirmou que a camada juvenil está a distorcer-se dia após dia, porque o comportamento e a atitude dos jovens está a mostrar-se perigoso e ajustador, por isso, é necessário o envolvimento sério das famílias, sobretudo dos pais, no processo de educação dos filhos.

No entendimento do Malam Mané, se o Estado não intervir a tempo para regular a vida da sociedade, num futuro não muito longe, a juventude poderá ser mais “delinquente” e isto não será bom para a Guiné-Bissau.

No seu ponto de vista, o aumento do fenómeno criminalidade está intrinsecamente ligado ao desmoronamento do papel tradicional que os pais são atribuídos no acompanhamento dos seus educandos.

Como espelhou o secretário, no caso concreto de São Domingos, os proprietários dos moto-táxis, em alguns casos, são pessoas de menor idade. Como já começam a ganhar dinheiro tornam-se independentes, possuindo meios financeiros para fazer o que quiserem.

Mané reforçou que as autoridades estão a trabalhar num conjunto de medidas que visam regular a circulação de moto-táxis e, consequentemente, a adoção de uma lei que proíba aos menores a conduzir.

Acesso à justiça

No tocante a Justiça, o secretário administrativo revelou que o Setor de São Domingos não dispõe de um único tribunal, situação que está a constituir um grande pesadelo para as autoridades, assim como para a população local.

Ele disse que há um sub-tribunal na Secção de Ingoré, mas que não tem competências para julgar grandes problemas e perante esta realidade, todos os processos são remetidos ao Tribunal Provincial de Bissorã.

 “Quem conhece essas duas cidades, sabe que há uma distância enorme entre elas. Sair de São Domingos para Bissorã, além do desgaste físico, também é dispendioso, facto que leva as pessoas a desistir dos seus processos. Um outro problema é que muitas vezes, os juízos não conseguem explicar as partes conflituosas sobre o andamento dos seus processos”, esclareceu.

Esta situação, segundo ele, leva a administração intervir na resolução dos problemas, mas só que existem riscos, porque se eles conseguirem resolver saem como heróis, mas se não conseguirem, são crucificados, por isso, o Setor de São Domingos, dada a sua dimensão e a sua localização geográfica precisa de ter um tribunal.

No seu ponto de vista, a instalação de um tribunal na zona vai ajudar no combate a vários crimes e diminuir a interferência da administração na resolução dos conflitos sociais.

Desenvolvimento local

Malam-Mane-secretario-administrativo-scaled Administração de São Domingos determinada no combate à criminalidade

A administração do Setor de São Domingos está determinada em transformar aquela cidade numa das mais atrativas, razão pela qual, está-se a elaborar um Plano de Desenvolvimento Setorial, consubstanciado em seis eixos programáticos a saber: urbanização, melhoria das vias rodoviárias, rede da energia e água, assim como a criação de condições de acesso à justiça.

Ainda nesse documento está previsto a adoção de uma política pluviométrica, com o objetivo de prevenir futuras ameaças de subidas da água do mar na zona, porque o setor é dos mais vulneráveis.

Nesse sentido, a administração local está a trabalhar no sentido de adotar São Domingos de uma autonomia financeira muito mais robusta, capaz de assegurar financeiramente os projetos em manga.

Malam Mané disse que foi retomado o fornecimento regular da luz elétrica, que estava há uns anos suspenso, como também requalificar a rotunda, visando dar a cidade uma outra visibilidade.

Em relação a água potável, Mané disse que não existem problemas, só que os furos e tubos são de anos muitos recuados, razão pela qual não aconselha as pessoas a beber aquela água que ali é canalizada. “Se tudo correr como o previsto, este assunto vai ser resolvido dentro em breve, através do apoio do Fundo de Galego”, sintetizou.

O responsável administrativo informou que já receberam várias críticas sobre o estado em que se encontra o matadouro. “Nesse momento está-se a mobilizar recursos financeiros para a sua reabilitação, o mais rápido possível”.

Ele confessou que o objetivo é de criar as mínimas condições higiénicas, de modo a transformá-lo em matadouro convencional e depois disso, atacar a construção de talhos no mercado, para proteger a saúde pública”, sublinhou.

Urbanização

Relativamente ao assunto, o secretário administrativo de São Domingos disse que ONU Habitat está a montar painéis solares na cidade e irá reequipar a administração com materiais informáticos, podendo financiar algum projeto das associações de base.

ONU Habitat vai apoiar a administração local na urbanização da cidade, pois as ameaças da subida do nível da água do mar está a torna-se cada vez mais evidente.

Depois da urbanização da cidade, ONU Habitat vai trabalhar na melhoria de alguns troços, com a finalidade de facilitar as trocas comerciais e o escoamento de produtos. Com as estradas em condições vai-se contribuir no aumento do rendimento gradual das pessoas e das comunidades, principalmente mulheres e jovens.

Mané disse que a administração tem em manga o projeto de reabilitação do troço São Domingos-Varela e a mobilização de fundos para fazer face a erosão costeira que está a destruir a praia daquela localidade.

“Se a administração concretizar esse sonho, a arrecadação de receitas e a atração do investimento turístico vão aumentar”, concluiu.

Alfredo Saminanco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *